quinta-feira, 22 de novembro de 2012

A Economia e Política na Sociedade Actual


A economia actual é muito mais desenvolvida, em todos os campos. Desde o comércio, muito mais avançado, como uma 'aldeia global', até ao sistema político.
Na maioria dos países ocidentais, verificam-se repúblicas, no entanto mais evoluídas que a a república na Antiga Roma. A agricultura é agora efectuada maioritariamente por máquinas, e a sua contribuição para a riqueza do país. É agora o sector terciário, ou seja, os serviços, o sector mais importante para a Economia Global.
As moedas são muito mais variadas, com cotações oscilantes no mercado.
Na organização social, distinguem-se apenas a Classe Baixa, Média e Alta, com a média a assumir a maior importância. A escravidão é agora um crima horrendo, reflectindo toda a maior sensibilidade ética da sociedade
                                                                                                      Gustavo Dias N°11

Você sabia?


ECONOMIA MAIA

O milho era considerado um dos principais gêneros agrícolas da dieta alimentar maia. Seu cultivo contava com técnicas bastante desenvolvidas que trabalhavam em um sistema rotativo de terras. Alem disso, utilizavam das queimadas para explorarem terras ainda não cultivadas. O grande consumo do milho e o uso das queimadas faziam com que as terras férteis sofressem um rápido processo de desgaste.
                                                                                                                     Luca Panuci N°18

Curiosidades sobre os Astecas


astecas.pngDentre os três principais povos da América pré-colombiana, os Astecas foram os mais poderosos e desenvolvidos. Eram índios que migraram para o Vale do México, para a ilha do Lago Texcoco. São originários de uma região dos Estados Unidos, onde viviam como nômades.


mapa.pngForam os últimos a chegar no planalto mexicano, fixaram-se no local, mesclaram-se com os toltecas e constituíram, assim, o “Império Asteca”. O centro do império era a cidade de Tenochtetlán, hoje a cidade do México. Cada cidade-estado possuía seu próprio rei, mas na época da ocupação espanhola, os indígenas obedeciam apenas a Montezuma, imperador asteca, provando o quanto eram organizados.

A partir da sua capital, controlavam todo o império. Foram guerreiros com uma organização militar muito desenvolvida. Falavam, quase todos, a língua nauatle. Tinham cabelos curtos, eram fortes e de pele escura. Lá era o coração político e espiritual do império.

O seu governo era uma monarquia. O conselho do imperador elegia o seu sucessor, o qual deveria pertencer aos membros da linhagem governante, a chamada Casa Real. O poder do Imperador era hereditário, vindo de origem divina, mas ele governava com o auxílio do “Grande Conselho”. Tinha como obrigação proteger o povo e homenagear os Deuses. O povo tinha pouca liberdade de ação devido ao poder autocrata.

A sociedade era bastante livre, dando oportunidade até mesmo de ocorrer mobilidade social dentro do Império. Membros das baixas camadas poderiam, portanto, chegar a postos militares. Caso se dedicassem conseguiriam chegar ate mesmo a serem supremos Sacerdotes. Dividia-se também através da pirâmide. O povo era organizado em classes sociais, com nobres, soldados, comerciantes e trabalhadores, e praticavam o comércio com outros povos. Na base estavam os escravos e servos, no meio as famílias das casas grandes, e no topo a nobreza.

Fonte: http://www.infoescola.com/historia/astecas/
                                                                                                                Vitor Sigrist N°31